quinta-feira, 30 de maio de 2013

Presença portuguesa no projeto Ruelles (Saint-Gilles)


Com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e da Embaixada de Portugal em Bruxelas, Patrícia Reis, artista e investigadora portuguesa, participa, de 30 de maio a 1 de junho, no projeto Les Ruelles, que decorre nas instalações do De Pianofabriek, em Saint-Gilles, Bruxelas.
A artista dinamizará alguns workshops direcionados apenas para mulheres no contexto da arte, tecnologia e software livre.
O primeiro workshop (30 de Maio) introduzirá conhecimentos básicos de electrónica, recorrendo a uma metodologia descontraída e experimental. O segundo workshop (31 de Maio) incidirá sobre o acesso e programação da plataforma Arduino, e o terceiro (1 de Junho) aprofundará a programação com o objetivo de criar uma obra de arte interativa.
O evento é organizado pela Associação de Arte e Media Constant (www.constantvzw.org) em colaboração com Samedies Femmes et Logiciels Libres (www.samedi.collectifs.net) e Femmes et Nouvelles Technologies (www.ada-online.org).


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Teresa Salgueiro na Ancienne Belgique




Teresa Salgueiro sobe ao palco da sala Ancienne Belgique (Boulevard Anspach, 110, 1000 Bruxelles), no dia 31 de maio, pelas 20h, para apresentar o seu quinto disco a solo, O mistério.
Gravado no Convento da Arrábida, em Setúbal, o disco resulta de uma série de ateliers organizados com vários músicos e é o seu trabalho mais pessoal, pois, além de partilhar a autoria da música das dezasseis faixas, a ex-vocalista dos Madredeus escreveu também todas as letras.
Segundo Gabriela Oliveira (DN, 13/04/12), trata-se de “um disco portentoso, que recria uma ambiência mística, pensado para ser apresentado ao vivo, com instrumentos até aqui inexplorados, como a bateria e o contrabaixo.
O concerto tem o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Bruxelas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Nuno Júdice, vencedor do Prémio Reina Sofia


A notícia chega atrasada aqui, mas mais vale tarde do que nunca.
Nuno Júdice, poeta, ensaísta, ficcionista e professor venceu o Prémio Reina Sofia de Poesia Ibero-Americana. O prémio reconhece o conjunto da obra poética publicada pelo autor. Segundo o júri, a poesia de Nuno Júdice é "muito elaborada, de um classicismo depurado".
Alguns dos seus livros estão traduzidos para francês: Énumération d'ombres Luzarches:  Éditions Royaumont, 1990; Un chant dans l'épaisseur du temps ; suivi de Méditation sur des ruines  Trad.: Michel Chandeigne. Paris:  Gallimard, 1996.

Leia alguns poemas de Nuno Júdice aqui.
    


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mia Couto ganha o Prémio Camões

Depois de José Craveirinha, em 1991, é a vez de Mia Couto. O biólogo e escritor moçambicano, autor de livros como Raiz de Orvalho, Estórias abensonhadas, A chuva pasmada e A confissão da leoa, vence, em 2013, o prémio literário mais importante da criação literária em língua portuguesa.

Leia o 1º capítulo do romance A confissão da leoa
Leia o conto "Nas águas do tempo" (Estórias abensonhadas)

Herberto Helder

A poesia de Herberto Helder está em destaque hoje na TSF, a propósito do novo livro de poemas inéditos, "Servidões" (editado pela Assírio & Alvim).


Ouça aqui sete poemas ditos por Fernando Alves.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Os anagramas de Varsóvia de Richard Zimmler

No próximo dia 22 de maio, pelas 18h,  será apresentada a tradução francesa do romance Os anagramas de Varsóvia de Richard Zimmler (escritor de nacionalidade portuguesa). A apresentação terá lugar na livraria Filigranes, em Bruxelas, Avenue des Arts, 39-40 1040 Bruxelles (entre la rue de la Loi et la rue Belliard).

En savoir plus: http://www.filigranes.be/fr/agenda/index.aspx?ID=865.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Teatro de marionetas


A companhia S.A. Marionetas Teatro & Bonecos de Alcobaça (Portugal) participa nas Jornadas Europeias da Marioneta com dois espectáculos – Tubic e Dom Roberto – que serão apresentados nos próximos dias 18 e 19 de maio, pelas 15h, no Théâtre Royal du Peruchet em Bruxelas (50, avenue de la Forêt, 1050 Bruxelles).
A participação da companhia portuguesa nestas jornadas conta com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bem-vindos(as)!


O Centro de Língua Portuguesa - Camões, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Livre de Bruxelas, foi oficialmente inaugurado no dia 6 de maio.
O CLP – Camões ocupa as duas salas (contíguas) e o átrio do local AY 2. 103.

Na abertura oficial do CLP, e em colaboração com o Turismo de Portugal, foi projetada uma curta metragem que apresenta as gentes, as paisagens e os monumentos do país. Seguiu-se um recital de poesia a cargo do ator-performer Paulo Condessa que interpretou, de forma  interativa, alguns poemas de autores de língua portuguesa e francesa.

No final, houve  uma pequena receção, oferecida pela Embaixada de Portugal e pela Faculdade de Filosofia e Letras, que incluiu a degustação de vinho do Porto e de outros produtos regionais portugueses.

A instalação do Centro de Língua Portuguesa - Camões resulta do protocolo de cooperação assinado, em outubro de 2012, entre o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e a Universidade Livre de Bruxelas.

Voir aussi: http://www.ulb.ac.be/actulb/philo.php?e=571#571
Memória fotográfica http://www.ptnet.be/ptnet/fotos/clp-050513/fotos.htm

Consulte o regulamento do CLP no separador "Documentos".