sábado, 28 de dezembro de 2013

Vinicius de Moraes

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Vinícius de Moraes, o sítio oficial foi reformulado. Além de informações sobre a vida e a obra, o sítio disponibiliza gratuitamente todos os livros e discos do poeta e compositor brasileiro.
 
Saber mais (En savoir plus): Home Vinicius de Moraes

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Obituário: Nadir Afonso (1920-2013)


Morreu, aos 93 anos, o arquiteto e pintor Nadir Afonso, um dos introdutores da abstração geométrica em Portugal.
Nadir Afonso estudou na escola de Beaux-Arts de Paris. Na capital francesa, manteve contacto com Pablo Picasso, Giorgio di Chirico, Max Ernst ou Fernand Léger, entre outros.
Saber mais (en savoir plus): http://www.nadirafonso.com/.

Poema de Herberto Helder dito por Pedro Penim


http://www.publico.pt/multimedia/soundslide/herberto-helder-dito-por-pedro-penim-41

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cinematek - 48 de Susana Sousa Dias

Exibição do filme 48 de Susana de Sousa Dias nos dias 6 (20.15) e 11 de dezembro (18.00) na Salle Plateau da Cinematek (Rue Baron Horta 9 1000 Bruxelles).
Saber mais: http://cinecartaz.publico.pt/Filme/279849_48 (PT)
En savoir plus: http://www.cinematek.be/?node=17&event_id=401698802 (F)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Concerto "Espelhos - Canções Portuguesas"

Concerto-Apresentação do CD "Espelhos, canções portuguesas", no dia 21 de novembro, pelas 20h (Galerie de la Porte de Namur, 3, Square du Bastion, 1050 Bruxelles), com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.


sábado, 16 de novembro de 2013

Imagens de Portugal (1)


                               Cabo Espichel - Sesimbra (fotografia de Vitor Oliveira)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Exposição "Álvaro Cunhal, vida, pensamento e luta" no Parlamento Europeu e em Saint-Gilles


A exposição "Álvaro Cunhal, vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro" está patente no Parlamento Europeu (Couloir Cheval ASP O D Bruxelas) até amanhã, dia 15 de novembro.
Inserida nas comemorações do centenário do nascimento deste político português, a exposição tem como tema o homem, o anti-fascista, o pensador, escritor e artista, secretário-geral do Partido Comunista Português, antes e depois do 25 de abril.
A exposição, em português (PT) e francês (F) seguirá depois para a Maison des Cultures de Saint-Gilles (Rue de Belgrade 120) e estará aberta nas tardes de 4, 5, 6 e 7 de dezembro.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Apresentação do livro O segredo de Compostela

Rosário Correia Machado (ligada à Rota do Românico) apresentará o livro O segredo de Compostela, no próximo dia 13 de novembro, pelas 18.30, na livraria Orfeu (rue du Taciturne 43 1000 Bruxelles). 
A apresentação contará com a  presença do autor, Alberto S. Santos.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cinema português: estreia de "Até amanhã, camaradas"

Veja aqui três cenas do novo filme de Joaquim Leitão, montado e organizado a partir da série televisiva exibida na SIC em 2005. Trata-se de um filme baseado na obra homónima de Álvaro Cunhal.

SINOPSE
Portugal, 1944. Num país oprimido pela ditadura, há quem resista e se organize para mobilizar o povo para a luta pelo pão e pela liberdade. Mesmo que isso lhe possa custar a prisão, torturas, ou até a vida. Pessoas como Vaz, Ramos, António e Paula militantes e funcionários do Partido Comunista, que desenvolvem a sua acção na clandestinidade, reorganizando o Partido nas zonas dos arredores de Lisboa e do Ribatejo, ao mesmo tempo que preparam uma grande jornada de luta, com greves e marchas contra a fome.
FICHA TÉCNICA
Realização
Joaquim Leitão
Interpretação
Leonor SeixasMarco D'Almeida Paulo Pires
Argumento
Luís Filipe Rocha
in http://cinema.sapo.pt/filme/ate-amanha-camaradas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prémio José Saramago atribuído a Ondjaki

O escritor angolano Ondjaki recebeu ontem o prémio José Saramago pelo romance Os transparentes. "Ao receber o prémio, Ondjaki disse ter esperança numa Angola mais livre e mais justa." 
Ondjaki, licenciado em Sociologia, nasceu em Luanda em 1977. Poeta, contista e romancista, interessa-se igualmente pelo teatro, pela pintura e pelo cinema. 
Co-realizou o documentário "Histórias de Luanda, Oxalá cresçam pitangas" em 2007.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Matiné Pensante (2ª edição)

Um dia inteiro a pensar e a revelar ou a recordar o melhor de Portugal. 
Eis, em resumo, o objetivo fundador da Matiné Pensante. Trata-se da 2ª edição de um evento sem fins lucrativos organizado por Ana Faria e outros portugueses radicados em Bruxelas.
Oferecer novas perspectivas sobre Portugal e partilhar com a comunidade o que se faz de melhor em Portugal serão os pontos de partida de quatros painéis, nos quais participam os vinte oradores convidados.
O evento terá lugar no dia 9 de novembro, das 8.30 às 19.30, no espaço "Le Bouche à l'Oreille" (rue Félix Happ 11 1040 Bruxelles) e conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Desafios novos na arquitetura portuguesa

Promovida pela Embaixada de Portugal em Bruxelas e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a conferência "Novos desafios na arquitetura portuguesa"  terá lugar no próximo dia 7 de novembro, pelas 18.30, na Embaixada de Portugal (avenue de Cortenbergh 12 1040 Bruxelles).
Para apresentar e desenvolver este tema foram convidados os arquitetos portugueses Nuno Rocha Pinto (que vive e trabalha em Bruxelas) e Diana Vieira da Silva (residente no Porto).
Trata-se de uma atividade integrada no quadro da iniciativa do Governo de Portugal que consagra o ano de 2013 à arquitetura portuguesa procurando reforçar a sua projeção no mundo.
São ainda objetivos desta ação dar a conhecer e promover jovens arquitetos portugueses, apresentar projetos desenvolvidos por jovens arquitetos portugueses nas áreas da revitalização urbana, design de interiores e joalharia.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Performance poética na Orfeu (livraria portuguesa em Bruxelas)

Amanhã, dia 29 de outubro, pelas 18h, Ricardo Domeneck fará uma performance poética na livraria Orfeu (rue du Taciturne 43 1000 Bruxelas). A apresentação do escritor e artista visual brasileiro estará a cargo de Hugo Lorenzetti e a sessão será coordenada pelo poeta Paulo Pego.
Para saber mais (en savoir plus):http://www.livrariaorfeu.com/#!domeneck/c18ik.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

35ª aventura de Astérix e Obélix em português

A mais recente aventura da dupla gaulesa mais famosa do planeta chegou às livrarias portuguesas ontem, dia 24 de outubro, acompanhando o lançamento mundial de Astérix entre os pictos.
Veja a primeira página (em português) da nova aventura de Astérix e Obélix:

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Catálogo CLP - Literatura infanto-juvenil e DVDs

Eis mais duas listas dos documentos disponíveis no Centro de Língua Portuguesa:


Publish at Calameo or read more publications.

Também disponíveis no separador "Documentos".

Apresentação do livro Despaís de Pedro Sena-Lino na livraria Orfeu

Pedro Sena-Lino estará em Bruxelas para apresentar o seu último livro - Despaís, como suicidar um país.
A apresentação terá lugar na livraria Orfeu (Rue du Taciturne 43 1000 Bruxelles) no próximo sábado, dia 26 de outubro, pelas 18h.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Catálogo CLP - Poesia


Eis a lista dos livros de poesia disponíveis para consulta no Centro de Língua Portuguesa:
Os livros podem ser consultados localmente ou no domicílio.
A pouco e pouco, disponibilizaremos as listas de todos os livros e materiais existentes no Centro de Língua Portuguesa.
A lista está também disponível no separador "Documentos" (topo da página).

terça-feira, 15 de outubro de 2013

João de Melo na Livraria Orfeu




João de Melo, escritor português, a sua tradutora, Gabrielle Yriarte, e a sua editora Simone Ballazard apresentarão, no dia 22 de outubro, pelas 18.30, três contos extraídos do volume As coisas da alma em edição bilingue (PT-FR) na Livraria Orfeu (Rue du Taciturne 43 1000 Bruxelas).

En savoir plus: 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Conferência de Jorge Tavares da Silva

"Les noces bruxelloises d'Alexandre Farnèse et de l'Infante Maria du Portugal en 1565 et la politique des mariages de Philippe II" é o título da conferência de Jorge Tavares da Silva. Amanhã, dia 15 de outubro, na Bibliothèque des Riches Claires (rue des Riches Claires 24 1000 Bruxelles), pelas 18.30.
En savoir plus: http://www.brunette.brucity.be/bib/bibp1/2013%20Annonce%20tavares%20de%20silva.pdf

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

António Jorge Gonçalves, imagens de um mundo flutuante


António Jorge Gonçalves, designer e performer visual, autor de novelas gráficas, de “cartoons” políticos e de banda desenhada, estará na Bélgica de 22 a 25 de outubro para fazer uma apresentação da sua obra aos alunos de Português e demais interessados na Universidade Livre de Bruxelas, no HIVT (Antuérpia) e na Faculdade de Letras da Universidade de Gand (ver localização e horário das apresentações abaixo).
Segundo o próprio, a “narração por imagens é o seu território favorito”. A sua obra já foi publicada e exibida em vários países como, por exemplo, Austrália, Bélgica, Brasil, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Portugal, Coreia do Sul, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.
Nos últimos anos tem-se dedicado ao desenho digital em tempo real participando em espetáculos musicais, teatrais ou de dança e ópera.
É autor do projeto “Subway Life”, apoiado, entre outros, pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua. O projeto deu origem a um livro constituído por retratos de pessoas desenhadas “em flagrante” no metro de dez cidades de todo o mundo.
 Desde 2004, colabora semanalmente no suplemento “Inimigo Público” (publicado à sexta com o jornal Público) com um “cartoon” que revê de forma irónica e acutilante a acção política nacional e internacional.

A presença de António Jorge Gonçalves é promovida pela Embaixada de Portugal na Bélgica e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e conta com a colaboração das instituições e universidades belgas que têm um leitorado de Português.
http://www.antoniojorgegoncalves.com/http://www.subway-life.com/ 

Voir aussi: http://www.ulb.ac.be/actulb/philo.php?d=4&arc&m=10&y=2013

Na Universidade Livre de Bruxelas (avenue Franklin Roosevelt, 50, 1050 Ixelles), haverá duas sessões:
23 de outubro
16.00 - R42.4.104
18.00 - K4.401
Entrée libre (FR, PT)

Em Antuérpia, sessão única:
24 de outubro
HIVT - Schildersstraat, 41, 2000 Antwerpen 
15.00 - Local 203 (EN, PT)

Em Gand, sessão única:
25 de outubro
Faculdade de Letras da Universidade de Gant
Blandijnberg, 2, 9000 Gent
16.00 - Sala 001.b (PT, EN)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Bruxelas: noites de fado no Bozar


O fado subirá ao palco do Bozar pela voz de três fadistas da nova geração: Katia Guerreiro, Carminho e Helder Moutinho.
Katia Guerreiro, que abrirá, a 10 de outubro, a série de concertos dedicados ao fado, é considerada a nova Amália Rodrigues.
Carminho (29 de novembro) e Helder Moutinho (30 de janeiro) apresentarão, respectivamente, Alma e 1987.
Os concertos, integrados na programação anual do Palais des Beaux-Arts (Bozar), têm o início marcado para as 20h.


Mais informações em 

Parabéns! Félicitations!

"Prémio distingue o belga François Englert e o britânico Peter Higgs, dois dos três físicos teóricos que, há cerca de 50 anos, postularam a existência de uma partícula elementar que confere massa a todas as outras."

"Le Prix Nobel de Physique 2013 est attribué à François Englert, Professeur émérite de l'Université libre de Bruxelles."
En savoir plus:
http://www.ulb.be/nobel/

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Descobrir a música portuguesa (2)


Deolinda: quarteto português formado por Ana Bacalhau (a vocalista), Luís José Martins, Pedro da Silva Martins e Zé Pedro Leitão. Nascido em 2006, o grupo revolucionou a música tradicional portuguesa e, em particular o fado. Por exemplo, não utilizam a guitarra portuguesa e também recusam a tristeza e o preto, muitas vezes associados ao fado. A vocalista veste-se sempre com cores garridas e alegres. E, em vez de se "chorar", dança-se muito ao ritmo dos Deolinda.




terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cursos livres de Português Língua Estrangeira (Cours de Portugais Langue Étrangère)

A Coordenação do Ensino de Português no Estrangeiro (Bélgica) e o Centro de Língua Portuguesa organizam, no presente ano lectivo, cursos de Português Língua Estrangeira tendo em conta as necessidades dos falantes de outras línguas.

Os cursos estão organizados por níveis (A1, A2, B1 e B2) e começam no próximo dia 8 de outubro.
Para mais informações, consultar o folheto (en savoir plus):


Webcomic em português


"Estamos num subúrbio de Lisboa, no Barreiro, com o Júlio, mais conhecido por “Xerife”, um jovem adulto com os dilemas comuns de “alguém que vive num país sem oportunidades”. Júlio é confrontado com um dilema, uma escolha. Ou se mantém no limiar da criminalidade, num mundo de drogas e violência, ou abraça uma nova oportunidade, um novo futuro que se aproxima. É então que um amigo de longa data regressa à sua vida e pode pôr tudo em causa. Estamos na “Margem Sul", o “webcomic" que Pedro Brito, de 37 anos, ilustrador, autor de banda desenhada e realizador de cinema de animação vai partilhar todos os domingos com os leitores do P3. Bem-vindos à "Margem Sul".

1º capítulo aqui.
2º capítulo aqui.
3º capítulo aqui.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Descobrir a música portuguesa (1)

A Naifa é um projecto musical português nascido em 2004, que conjuga as linguagens clássicas do fado com a pop-rock. O grupo foi fundado por Luís Varatojo, Maria Antónia Mendes, João Aguardela e Vasco Vaz. As canções do grupo são criadas a partir de poemas de autores portugueses como Adília Lopes, Eduardo Pitta, José Luís Peixoto e José Mário Silva.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

António Ramos Rosa (1924-2013)


Não posso adiar o amor para outro século 
não posso 
ainda que o grito sufoque na garganta 
ainda que o ódio estale e crepite e arda 
sob as montanhas cinzentas 
e montanhas cinzentas 

Não posso adiar este braço 
que é uma arma de dois gumes amor e ódio 

Não posso adiar 
ainda que a noite pese séculos sobre as costas 
e a aurora indecisa demore 
não posso adiar para outro século a minha vida 
nem o meu amor 
nem o meu grito de libertação 

Não posso adiar o coração.

Morreu António Ramos Rosa,  poeta e ensaísta português, "autor de uma das obras poéticas mais extensas e marcantes da poesia portuguesa contemporânea".
Mais poemas de António Ramos Rosa aqui.
Dois poemas de A. Ramos Rosa lidos por Jaime Rocha aqui.

sábado, 21 de setembro de 2013

Tandems linguistiques


Envie de perfectionner vos connaissances d'une langue? Inscrivez-vous aux Tandems Linguistiques.
Le portugais est une des langues concernées par ce projet.

En savoir plus: http://tandems.ulb.ac.be/

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Transpoésie


A Embaixada de Portugal, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a Orfeu e a EUNIC têm o prazer de divulgar o evento anual “Transpoésie”, para celebrar o Dia Europeu das Línguas, com a inauguração da exposição - 24 poemas de 24 países, em 21 línguas, no dia 26 de setembro, entre as 17h e as 19h na Galerie Anspach (Boulevard Anspach 24, 1000 Bruxelas).
Os poemas serão ainda levados a todos os metros circundantes de Bruxelas, ou seja, a mais de três milhões de passageiros entre 29 de setembro e 26 de outubro.
A poesia portuguesa será representada por José Tolentino de Mendonça.


Eis o poema (em português, francês e neerlandês):

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ana Maria Machado na ULB




Associamo-nos à divulgação deste evento e apelamos à vossa participação neste encontro. Eis o texto do convite:

"L'Ambassade du Brésil à Bruxelles et l'Université Libre de Bruxelles ont le  plaisir de vous inviter à une rencontre avec Madame *Ana-Maria Machado*, présidente de l'Académie Brésilienne des Lettres, en présence de Monsieur André  Mattoso Maia Amado, Ambassadeur du Brésil à Bruxelles. 

Cette rencontre aura lieu le jeudi 26 septembre 2013 de 15h à 17h à l'ULB *(Campus du Solbosch, salle R42.4.110, Avenue F. Roosevelt 42, 1050 Bruxelles). 
L'entrée est libre, dans la limite des places disponibles. "


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Em Setembro: Mário Laginha

Fotografia de Bernardo Sassetti

Mário Laginha atuará a solo em Bruxelas no dia 20 de Setembro. O concerto terá lugar no Espace Senghor (Chaussée du Wavre, 336, 1040 Etterbeek) pelas 20h30min.

Voir aussi:http://www.senghor.be/?r1=100046&r2=102580

O público belga terá assim a oportunidade de ouvir um dos mais talentosos pianistas e compositores portugueses cujos discos Canções e fugas e Mongrel exemplificam o modo como estabelece pontes entre o jazz e a música clássica.
Detentor de uma sólida formação musical, Mário Laginha tem desenvolvido, ao longo do tempo, uma identidade própria. Enquanto intérprete e compositor, tem ainda colaborado com outros músicos e participado em projetos coletivos entre os quais se destaca o duo com a cantora Maria João com quem já gravou vários discos e actuou inúmeras vezes quer em Portugal, quer no estrangeiro.
O concerto de Mário Laginha em Bruxelas resulta de uma parceria entre a Embaixada de Portugal na Bélgica, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e o Centre Culturel de Etterbeek.
Para aguçar o apetite, eis um vídeo de apresentação de Mongrel:


quinta-feira, 20 de junho de 2013

"O melhor de Portugal" no Parc du Cinquantenaire (29 e 30 de junho)


Promover aquilo que se faz de melhor em Portugal e a excelência de produtos portugueses como o vinho, os queijos, o azeite, o mel, os frutos e os legumes é um dos objetivos desta iniciativa. E também mostrar um pouco do artesanato, da música e da cultura portuguesa.
Passagem obrigatória no Parc du Cinquantenaire, dias 29 e 30 de junho para todos aqueles que já conhecem ou querem conhecer um pouco melhor Portugal.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Concerto de música portuguesa

A edição do CD que vai ser apresentado no próximo dia 29 de junho foi apoiada pela Embaixada de Portugal em Bruxelas e pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.
En savoir plus:
"ESPELHOS est un projet musical de l'association D'ARTE réunissant jeunes artistes portugais et belges, sous la direction artistique de Cristina Rosal.
Biografia
ESPELHOS(miroirs) – chansons portugaises est un projet dans lequel la poésie portugaise (populaire et érudite) sera chantée par Cristina Rosal et Ana Milena Rocha et accompagnée par les musiciens Pierre Gillet (Guitares 6 et 7 cordes), Miguel Rosal Martins (Basse et Contrebasse) et Thibault Dille (Accordéon et accordina).
ESPELHOS a déjà été présenté à Bruxelles et au Brésil en 2011. De cette exp...
érience scénique est née la volonté de cristalliser cette aventure musicale par l'enregistrement d'un disque, afin de la rendre disponible à un plus grand nombre de personnes.
ESPELHOS est un projet musical de l'association D'ARTE réunissant jeunes artistes portugais et belges, sous la direction artistique de Cristina Rosal.
D'ARTE – association sans but lucratif de droit belge – fut créée en 2002 à Bruxelles. Depuis lors, elle s'est donnée pour mission de produire et de promouvoir des spectacles autour de la musique lusophone. Divers concerts et rencontres d'artistes ont été produits, mettant en avant de jeunes musiciens professionnels et amateurs.
http://www.darte.be/

 
Descrição
Cristina Rosal: " J'essaie de chanter les mots de mes lieux – le Mozambique, le Brésil et le Portugal "
Ana Milena Rocha: "J'ai participé à de nombreux projets comme chanteuse. Mon parcours s'étale des comédies musicales, en passant par le jazz et les musiques plus érudites, gardant toujours un attachement spécial à la musique d'expression portugaise."

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Inauguração de obra de arte inspirada em poema de Paulo Teixeira

No próximo dia 7 de junho, pelas 13h, será inaugurada, no marais (pântano) de Ganshoren, uma criação do artista plástico belga Filip Van Dingenen, que se inspirou no poema «Charneca & Memória», escrito por Paulo Teixeira depois de ter visitado Ganshoren no ano de 2006.

parce que l’ombre des saules effleure le souvenir,
je vous invite à déguster aujourd’hui une tartine
au fromage blanc arrosé de lambic et, avec arc
et flèche, à préciser le tir sur la cible qui vous plaira
Paulo Teixeira
En savoir plus:http://www.passaporta.be/fr/agenda/inauguration-charneca-memoria

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Presença portuguesa no projeto Ruelles (Saint-Gilles)


Com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e da Embaixada de Portugal em Bruxelas, Patrícia Reis, artista e investigadora portuguesa, participa, de 30 de maio a 1 de junho, no projeto Les Ruelles, que decorre nas instalações do De Pianofabriek, em Saint-Gilles, Bruxelas.
A artista dinamizará alguns workshops direcionados apenas para mulheres no contexto da arte, tecnologia e software livre.
O primeiro workshop (30 de Maio) introduzirá conhecimentos básicos de electrónica, recorrendo a uma metodologia descontraída e experimental. O segundo workshop (31 de Maio) incidirá sobre o acesso e programação da plataforma Arduino, e o terceiro (1 de Junho) aprofundará a programação com o objetivo de criar uma obra de arte interativa.
O evento é organizado pela Associação de Arte e Media Constant (www.constantvzw.org) em colaboração com Samedies Femmes et Logiciels Libres (www.samedi.collectifs.net) e Femmes et Nouvelles Technologies (www.ada-online.org).


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Teresa Salgueiro na Ancienne Belgique




Teresa Salgueiro sobe ao palco da sala Ancienne Belgique (Boulevard Anspach, 110, 1000 Bruxelles), no dia 31 de maio, pelas 20h, para apresentar o seu quinto disco a solo, O mistério.
Gravado no Convento da Arrábida, em Setúbal, o disco resulta de uma série de ateliers organizados com vários músicos e é o seu trabalho mais pessoal, pois, além de partilhar a autoria da música das dezasseis faixas, a ex-vocalista dos Madredeus escreveu também todas as letras.
Segundo Gabriela Oliveira (DN, 13/04/12), trata-se de “um disco portentoso, que recria uma ambiência mística, pensado para ser apresentado ao vivo, com instrumentos até aqui inexplorados, como a bateria e o contrabaixo.
O concerto tem o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua e da Embaixada de Portugal em Bruxelas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Nuno Júdice, vencedor do Prémio Reina Sofia


A notícia chega atrasada aqui, mas mais vale tarde do que nunca.
Nuno Júdice, poeta, ensaísta, ficcionista e professor venceu o Prémio Reina Sofia de Poesia Ibero-Americana. O prémio reconhece o conjunto da obra poética publicada pelo autor. Segundo o júri, a poesia de Nuno Júdice é "muito elaborada, de um classicismo depurado".
Alguns dos seus livros estão traduzidos para francês: Énumération d'ombres Luzarches:  Éditions Royaumont, 1990; Un chant dans l'épaisseur du temps ; suivi de Méditation sur des ruines  Trad.: Michel Chandeigne. Paris:  Gallimard, 1996.

Leia alguns poemas de Nuno Júdice aqui.
    


segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mia Couto ganha o Prémio Camões

Depois de José Craveirinha, em 1991, é a vez de Mia Couto. O biólogo e escritor moçambicano, autor de livros como Raiz de Orvalho, Estórias abensonhadas, A chuva pasmada e A confissão da leoa, vence, em 2013, o prémio literário mais importante da criação literária em língua portuguesa.

Leia o 1º capítulo do romance A confissão da leoa
Leia o conto "Nas águas do tempo" (Estórias abensonhadas)